Tirando fotos- Parte II

domingo, janeiro 17, 2010



Esse é um dos assuntos do qual recebemos mais perguntas, então resolvemos criar esse post. Na hora de fotografar devemos ter alguns cuidados e claro que tem alguns truques para que as fotos não saiam repetitivas. Sempre nos interessamos muito por fotos, mais ninguém nunca nós ensinou nada, com o tempo que fomos pegando o jeito. Não é difícil, é questão de pratica e de gosto. Acho que não é legal tirar 25615141 fotos no mesmo lugar, com a mesma roupa e sair e colocar tudo no Orkut além de ficar repetitivo é um saco vê todas, o legal é ter pouco álbuns com muitas variedades de fotos. A iluminação conta bastante, muitas fotos nem precisam de efeito. Então vamos as dicas !1) Saia do comum
Esqueça os lugares mais visitados e cheios de turistas. Explore a região e busque locais menos conhecidos - eles podem ser tão ou mais legais que os outros.

2) Olho no detalhe
Faça fotos de pequenos detalhes e procure ângulos diferentes, inusitados. Por exemplo, ao invés de colocar sua amiga bem no centro da foto, enquadre apenas seu sorriso, seu olhar, suas mãos, seu cabelo, e deixe o fundo desfocado.

3) Flores e insetos
Sempre dão fotos legais. Mas existe um truque: use o modo "macro" da sua câmera, aquele que é representado por uma flor, para conseguir se aproximar sem perder o foco.

4) Na praia
Frases, pegadas ou desenhos na areia são maneiras diferentes de passar seu recado de modo original e sempre rendem imagens interessantes.

5) Procure fundos coloridos
Eles chamam mais a atenção. Mas mantenha o resto da imagem simples, para não deixar a foto um verdadeiro "samba".

6) Nada de pose
Quando fotografar suas amigas, crie situações descontraídas, fotos forçadas não ficam bem

7) Crie situações divertidas
Faça bolinhas de sabão, fantasie-se, compre um pirulito grande e colorido, bexigas. Invente situações que possam resultar em boas fotos.

8) Desconhecidos na mira
Na hora de fotografar paisagens, espere por um momento especial para deixá-la mais atraente: pode ser um cachorrinho que passe brincando com o dono, duas crianças se divertindo, um casal de mãos dadas.

9) Busque inspiração
Fuce no Flickr, no Fotolog, no Picasa, e procure fotos que você curta. Não tenha medo nem vergonha: tente fazer parecido, buscando elementos que se pareçam com as imagens que gosta.

10) Melhor hora
Tente fazer suas fotos à tarde ou de manhã, pois são as horas em que a luz está melhor. ( fotografar no sol não é uma boa ideia, tente apenas aproveitar a iluminação, mas não diretamente ele) À noite, para fotografar na balada, por exemplo, procure um local mais iluminado.

11) Cuidado com o brilho da pele oleosa
passe um pouquinho de pó antes, evite o uso do flash direto. Prefira o modo que mistura a luz ambiente com a do flash se sua câmera tiver corretor de olhos vermelhos, use. Se não, desencane e brinque de diabinha, roupas muito claras ou muito volumosas podem engordar , sorria muito e sempre! Saiba o que você quer destacar na foto. Se for o fundo, coloque pessoas vestidas com cores que não chamem muito a atenção, como preto ou branco. Mas, se for a pessoa, deixe o fundo neutro. Quando você tiver uma linda paisagem de fundo e quiser clicá-la com uma pessoa, peça para ela ficar a mais ou menos 2 metros de você e no canto da foto. Nunca no meio nem muito longe. Outra dica fundamental é deixar o sol atrás de você. Mas, se isso for impossível, tire a foto com o flash ligado, mesmo com luz forte.Quando for tirar uma foto de você mesma, deixe a câmera no modo automático. Estique bem os braços e vire-se para a lente, o máximo que conseguir. Truque básico para tirar foto da galera: peça para as pessoas ficarem uma ao lado da outra, formando uma meia lua, sempre viradas para dentro. Assim, cabe mais gente. Clique sempre momentos verdadeiros. As melhores imagens são feitas assim. Não tente forçar uma situação que não existe.

12) Enquadramento
Tente fugir da mania de colocar o assunto sempre no meio da foto. Deslocar o objeto principal da imagem pode fazer toda a diferença para deixá-la mais interessante. Divida mentalmente o visor da câmera em três colunas e três linhas, como em um jogo da velha. As intersecções das linhas são os pontos mais interessenantes da sua foto. As linhas em si também mostram pontos de destaque, para colocar os olhos de uma pessoa ou o horizonte, por exemplo.

13) Flash desnecessário
Uma das coisas mais complicadas na fotografia é aprender a usar o flash de forma correta. Usar o flash muito em cima pode deixar a foto toda clara, e muito longe, escura. Lembre-se que o flash tem um alcance limitado, de normalmente três a cinco metros, às vezes um pouco mais. Não adianta deixar o flash ligado em uma foto onde o foco é um objeto a 30 metros. Um bom exemplo de mau uso do flash são shows. Em linhas gerais, não é necessário luz extra alguma nesse caso. A luz do palco é mais do que suficiente para sua foto. Usar flash só vai iluminar as cabeças de quem está na sua frente, fazendo sumir o resto.

14) Flash necessário
Um ambiente escuro não é o único lugar onde o flash é um acessório necessário. Em uma foto contra-luz, por exemplo, o flash pode ser usado como preenchimento. Quando você for tirar uma fotografia de alguém com uma fonte de luz ao fundo, como o sol, por exemplo, você pode notar que o sol vai ficar brilhante e somente a silhueta da pessoa vai aparecer. Neste caso o flash irá suprir a falta de luz, deixando ambos visíveis.

15) Cuidado com o fundo
Tenha muito cuidado ao selecionar o local onde você vai tirar um retrato. A escolha do que aparece ao fundo é tão importante quando o que vem em primeiro plano. Cores vibrantes, linhas e outros objetos podem interferir ou tirar a atenção do foco. Um erro engraçado, porém muito comum, é tirar foto de uma pessoa em frente a uma árvore onde os galhos parecem formar chifres sobre sua cabeça.

16) Retratos
Aproxime-se. Não tenha medo de chegar perto. Se quiser, pode até cortar um pouco da parte de cima da cabeça. A esta distância é possível reparar em detalhes como sardas e cílios.

18) Fotos verticais
Muitos assuntos exigem uma foto vertical. Se o foco tiver mais linhas verticais, como um farol ou uma escada, vire a câmera.

19) Aproveite a luz
Não há luz mais bonita que a luz natural do sol. Sempre que puder, aproveite-a. Posicione-se de forma a deixar a fonte de luz à suas costas, aproveitando assim a iluminação. É impressionante quanta diferença pode fazer um simples passo para o lado. A luz difusa de um dia nublado é excelente para realçar cores e suavisar contornos, sendo excelente para tirar retrados. É preciso de muito cuidado ao usar o flash. A luz dele, além de forte, tem uma cor diferente a do ambiente. Uma luz dura vai deixar rugas e imperfeições muito mais aparente. Já notou como sempre se fica feio em foto 3x4? Eis a resposta.


Essas dicas não passam de DICAS! Você pode ou não seguir á risca, mas NUNCA abandone seu jeito de ser, ok? não tente demonstrar algo que vc não é, não tente parecer que tem um estilo que não tem e muito menos tire fotos com intenção de aumentar sua popularidade! Procure mostrar um pouco de você nas fotos sempre. Tomem cuidado com a exposição, se preservem, ok? Se expor demais não é legal. Essa é apenas a PARTE I de como fotografar, esperamos que gostem *-* Fran e Geissi

Você também vai gostar

1 comentários

  1. Parabéns pelo blog *-* Achei estranho ninguém ter comentado antes, fotografia é um dos assuntos mais essenciais do mundo alternativo/trashy, e as suas dicas são muito boas. Tenho certeza que vão conquistar muito mais do que já conquistaram - e com muito merecimento :D

    ResponderExcluir