Bonita na foto

quarta-feira, janeiro 20, 2010



Nem sempre as fotos saem como esperamos. Por isso, existem os programas que dão uma mãozinha nessa hora! Não tem coisa mais chata do que chegar em casa, ansiosa para descarregar as fotos no computador (e postar no Orkut!), e descobrir que aquelas imagens, que pareciam incríveis no visor da máquina, estão, na verdade, horríveis: escuras, tremidas e mal enquadradas. Antes de se desesperar e deletar tudo de uma vez, saiba que existem programas de edição de fotos bem simples de mexer, e eficientes para minimizar pequenos defeitos. Tem também aqueles que, além dos retoques básicos, possuem ferramentas para deixar as imagens divertidas, personalizadas e com "jeito de profissional". Confira nossa seleção, e prepare-se para receber elogios em seu álbum!



Picasa

Programa simples e funcional, sem aqueles menus complexos. Assim é o Picasa, um ótimo editor de fotos. Em português, permite fazer ajustes úteis e importantes nas imagens, de forma rápida e fácil. Com o software (gratuito e disponível na internet), é possível recortar, remover olhos vermelhos, endireitar a imagem, corrigir imperfeições (uma espinha, por exemplo) e adicionar legendas. Dá também para alterar o visual da foto, tornado-a preta e branca, sépia ou granulada (efeito de foto antiga). Na lateral esquerda da janela do programa, aparece um painel com três abas: "Correções básicas", "Ajustes" e "Efeitos". Em "Correções básicas" ficam as ferramentas de ajuste mais comuns: "Cortar", "Endireitar", "Olhos vermelhos", "Autocontraste", "Autocor" e "Luz de preenchimento".

O mais legal: A ferramenta "Retocar", na aba "Correções básicas". Com o pincel, é bem fácil corrigir olheiras, espinhas e manchas na pele, ou simplesmente apagar algum elemento da foto que não lhe agrade.


Download do picasa



Photo Filtre Studio

Apesar do PhotoFiltre Studio ser voltado para usuários iniciantes, ele é um pouco mais complicado de mexer, comparado ao Picasa. Em compensação, quando você pega o jeito do programa, vai perceber que ele oferece inúmeras ferramentas de edição de fotos. O assistente de edição, por exemplo, corrige imagens distorcidas. No botão "Filter" estão as ferramentas para deixar a imagem com efeitos visuais inusitados. O programa é todo em inglês, mas na rede você descobre maneiras de traduzi-lo para o português.

Download do PFS



Picnik Online

Além de ter a vantagem de ser online, o Picnik é um dos programas mais divertidos e simples que existem para edição de fotos. Com as ferramentas, todas em português, é possível redimensionar as fotos, girar, controlar o brilho, as cores, corrigir olhos vermelhos e recortar. Para quem não sabe ajustar a cor (ou tem preguiça!), existe o botão "Autocorreção", que em muitos casos resolve com eficiência os problemas de brilho e contraste da foto. Feitos os ajustes básicos, vá se divertir! Na aba "Criar" estão todas as opções para deixar a imagem personalizada. Entre os efeitos mais legais está o "Cinema scope". Com ele, a foto fica parecida com uma imagem na telona do cinema. A ferramenta "Desenho a lápis" deixa a foto parecida com um desenho feito à mão.

O mais legal: Em "Retoque" vá no botão "Clarear os dentes". Passe o pincel no sorriso e pronto: os dentes ficam iguaizinhos aos dos modelos das propagandas de creme dental.

Site Picnik

É isso ai gente, esses são apenas alguns dos poucos programas de edições que existem! Esperamos que possam aproveitar *-*

Você também vai gostar

3 comentários

  1. Olá! Qual dos três programas deixa a foto na qualidade de máquina fotografica? quero deixa no estilo de modelo.


    Juliane

    ResponderExcluir
  2. amei as dicas de fts. um outro programa q gosto de usar é o photoscape ;D

    ResponderExcluir
  3. faaltoo o photoscape ;D
    maiis tah mto booa as dicaas

    ResponderExcluir