Curiosidades da Moda : Marcas e seus significados

sábado, outubro 16, 2010



As siglas da moda são sempre um charme a parte, sejam em grifes ou marcas esportivas, alguns dizem que são criadas por lendas urbanas outras mais comuns pela junção dos nomes dos fundadores. Você deve ter uma peça de roupa cuja marca é uma sigla ou algum nome secreto, saiba mais sobre elas


Marcas Nacionais :

Cavalera

Criada por Alberto Hiar (Turco Loco) e Igor Cavalera em 1995 a grife Cavalera trazia uma fusão de inspirações do palco e na base da camaradagem entre o underground e jeanswear com rock’n roll.

Havaianas

Embora o design das sandálias Havaianas seja inspirado no oriente (Zori – sandália de dedo japonesa feita de palha de arroz ou madeira lascada, utilizada na produção de tatame e que é usada com os quimonos) seu nome foi inspirado no Havaí – paraíso de sol e mar onde os ricos e famosos norte-americanos passavam suas férias. Considerado ideal, já que o calçado era para o uso em países de clima quente, pois deixava os pés descobertos, evitando o excesso de transpiração. Criada em 14 de junho de 1962.

M.Officer

Carlos Miele é o fundador da marca que fez sucesso nas passarelas nos anos 80 e 90. O M. é marca registrada de Miele com outras duas marcas a Miele Denin e a Miele Couture. M.Officer marca de jeanswear tem roupas masculinas e femininas nas principais tendências do mundo.


TNG

É a abreviação da palavra em inglês teenager (adolescente), marca focada nos jovens, com 20 anos de existencia e é dirigida por Tito Bessa Júnior. No começo era voltada apenas para o público masculino, e depois foi criada uma linha feminina.

Marcas Internacionais :

GAP

A origem da palavra gap em inglês significa fenda, lacuna, referencia a lacuna de mercado vista por jovens que não queriam roupas de adolescente nem de adulto. A marca surgiu em São Francisco, nos Estados Unidos, em 1969 e a ideia de que GAP significa “Gay and Proud” (gay e orgulhoso, em português) não passa de lenda urbana, que ganhou força devido ao grande número de homossexuais de São Francisco.

H&M

Marca sueca nascida como loja feminina “Hennes”, significado na língua sueca para dela.
Fundada por Erling Persson, que em 1968 adquiriu as instalações e estoque de uma loja de equipamento de caça chamada Mauritz Widforss Estocolmo, passando a expandir suas linhas masculinas. O nome mudou para Hennes & Mauritz e mais tarde abreviado para H&M.

Zara

O Criador espanhol Amâncio Ortega Ganoa aos 14 anos começava a trabalhar como garoto de recados da camisaria La Gala, onde se vestia a elite da cidade de La Coruña. Treze anos depois ele se arriscou como empresário na área têxtil, confeccionando roupões femininos. Na década de 70 entra no mercado de varejo, inaugurando a primeira loja ZARA, um modesto estabelecimento que vendia roupas íntimas, no dia 15 de maio de 1975 na cidade de La Coruña, localizada na província de Galícia, ao norte da Espanha. O nome escolhido inicialmente para a marca seria Zorba, mas este já estava registrado, então ZARA foi adotado como segunda opção. Não demorou muito para começar a vender roupas e ser sucesso no mundo inteiro.

C&A

A sigla é a inicial dos nomes dos irmãos fundadores da marca (Clemens & August Brenninkmeijer). Criada na Holanda em 1841, conta hoje com filiais na Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, Eslováquia, Espanha, França, Hungria, Luxemburgo, México, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Tcheca, Rússia, Suíça, China e Turquia.


Do que adianta estar na moda e não saber a história da moda né pessoal ? Bom gente por hoje
é isso, espero que tenham gostado e não esqueçam de comentar, qualquer dúvidas ou sugestões
e só comentar que eu entro em contato bjs :*

Você também vai gostar

21 comentários

  1. adorei, muito interessante =)
    C&A é a sigla do bem nome completo "CEA" *---*

    landcherrypie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Bem interessante o post !!

    http://www.profanofeminino.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. amo a gap e tenho um casaco dele,a c & a já virou minha marca de paixão!

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post *-*
    mt interessante.

    bjus =*

    ResponderExcluir
  5. Muuuito legal *--*

    http://agarotaestranha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. nossa muito legal esse post!
    beijos
    @mixandmary

    ResponderExcluir
  7. Adorei todas!
    E a da Gap tinha que ter um boato neh!? uehuehe...

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. gente sou doida para ir numa loja H&M sonho de consumo kkkk

    ResponderExcluir
  9. Outro dia estava lendo algo parecido, achei super legal

    ResponderExcluir
  10. Posso repostar essa materia no meu blog ?

    ResponderExcluir
  11. Mandou bem na postagem

    depois passem lá no meu blog, muita coisa nova

    ResponderExcluir
  12. NEM SABIA QUE EXISTIA ZARA, KKKK, SOU DESINFORMADA

    ResponderExcluir
  13. Bacana conhecer todas essas histórias!!!

    http://www.clothex.com/

    ResponderExcluir
  14. gap não tem nada a ver com homossexualismo mas quem usa gap é viado .

    ResponderExcluir