Aprenda e faça: pele perfeita

terça-feira, novembro 09, 2010



De que adianta caprichar nos olhos e nos lábios quando a pele está coberta de manchas e imperfeições? É raro vermos alguém que tem a pele tão perfeita como capa de revistas sem fazer absolutamente nada. Nas ruas, exposta aos raios solares e poluição, nem a melhor pele está a salvo, então na hora da make, não adianta fugir: a pele precisa ser bem feita pro resultado ser perfeito!


Antes de tudo, cuidados essenciais com a pele são mais que necessários (mais uma vez venho lembrá-las). Nunca deixe de consultar um bom dermatologista, pois só ele poderá dizer os produtos certos para o seu tipo de pele. Lembre-se que muitas vezes o que funciona na pele de uma amiga, pode não funcionar na sua. Todos os dias lave bem o rosto com um sabonete específico e hidrate com o creme ideal para a sua pele. Não se esqueça de usar bom filtro solar.

Limpando a pele

Antes de começar a maquiagem, algumas peles mais oleosas pedem sempre tônicos para ajudar a retirar as impurezas mais profundas que ainda ficam depois da lavagem; as peles mais secas e sensíveis pedem este passo somente em ocasiões especiais. O tônico é aplicado com um pedaço de algodão embebido na solução. Depois de todo o processo de limpeza feito, está na hora de corrigir as imperfeições. Manchas de acnes, olheiras, manchas de pele e sol, cicatrizes e partes avermelhadas podem ser apagadas com um corretivo no seu tom de pele ou corretivos coloridos específicos para cada caso. São eles:

1) amarelo: corrige olheiras e manchas arroxeadas;

2) verde: corrige acnes, inflamações e manchas avermelhadas;

3) roxo: corrige manchas de sol, manchas de pele em tons de marrom.


Após a escolha do corretivo, ele deve ser aplicado com um pincel de cerdas sintéticas para evitar a absorção do produto pelo pincel levando à sua perda, ou usando a ponta dos dedos dando leves batidinhas.

A base:

Agora é a hora da base. Escolha sempre o tom de base que mais aproxima de sua pele. Ela pode ser aplicada com um pincel de cerdas sintéticas semelhante ao pincel de corretivo, porém de tamanho um pouco maior, com esponjinhas, ou até mesmo com os dedos. Ela deve ser bem espalhada em todas as regiões do rosto e pescoço, aproximando bem da raiz dos cabelos. As bases cremosas e em bastão por serem mais consistente, proporcionam uma cobertura mais pesada. São indicadas para aquelas pessoas que querem ter uma cobertura perfeita de capa de revista, para festas, shows e eventos, para quem tem a pele mais manchada e pessoas mais velhas que não possuem o tom de pele tão uniforme. Não é recomendada para quem tem pele
oleosa, pois ela obstrui os poros e dificulta na respiração da pele.


As bases líquidas possuem uma cobertura mais leve para ser usada no dia a dia e para pessoas que procuram uma leve uniformização da pele. Existe também, a opção de fazer o contorno da pele. O contorno da pele serve para ressaltar as maçãs do rosto, afinar nariz, testa, mandíbulas
e queixo. Para fazer, é bem simples; com a base de um ou dois tons mais escuro que a sua pele você vai aplicá-la:

1) Para afinar o nariz: aplicar a base nas laterais do nariz e espalhar com o pincel para criar um sombreado

2) Para afinar mandíbula, queixo e ressaltar as maçãs: aplicar a base da lateral da boca em direção ao topo das orelhas formando um ângulo e estender a aplicação até a lateral do queixo. Espalhar bem para criar sombreado.

3) Para afinar a testa: do topo das orelhas (onde termina a afinação das mandíbulas) levar a base até aproximadamente dois dedos acima das têmporas. O resultado final mandíbula, queixo e testa parecerá um "3" desenhado nas laterais do rosto. Espalhar bem para criar sombreado.
Para finalizar e dar aquele efeito sequinho sem nenhum brilho, você pode optar pelo pó solto ou compacto no tom de sua pele. Aplique usando um pincel bem grande e fofo com cerdas naturais ou o próprio aplicador que geralmente já vem no produto.


Pronto! Com a pele bem cuidada agora você está pronta para arrasar com uma maquiagem básica ou bem elaborada para sair a qualquer hora do dia. Mas nunca se esqueça de tirar tudo ao final do dia e optar por produtos de qualidade. Mesmo que você pague um precinho a mais, compensa para manter a pele sempre bonita e saudável. Qualquer dúvida, responderei o mais breve possível, espero que tenham gostado. Beijos

Você também vai gostar

27 comentários

  1. Ameei, ficou super-legal o post ;D.
    xoxo.

    ResponderExcluir
  2. Como ter a pele perfeita, a Mine explica! bjzx
    http://popnewsmusic.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post, eu fui no dermatologista e ele me indicou 3 cremes, que melhoraram muito, eu sou cheia de espinhas mas depois de umas 3 semanas diminuiu bastante, espero que acabe ate as ferias \o/

    ResponderExcluir
  4. o que que eu faço para tira uns manchas que tenho desde de criança é não consigo tira .Como fazer?

    ResponderExcluir
  5. adorei as dicas não vão falta no meu dia-a-dia
    valeu

    ResponderExcluir
  6. Adorei a dica Mine!!
    To sempre dando uma passadinha por aqui,vou começar a comentar mais :)

    Me diz uma coisa,o primer de pele tem o mesmo objetivo do primer de sombra? Fixar mais.. ?

    Beijao!

    ResponderExcluir
  7. Mine,
    Sempre que eu vejo ou leio algo sobre a make de pele eu tenho as mesmas dúvidas:
    As bases tipo Mousse podem ser usadas com pincel mesmo? Acho tão difícil usar picel com elas.
    E o corretivo em bastão às vezes fica um pouco "marcado" depois que uso o pó, teria que espalhar mais?
    Adoro o Trashy Fame! Sempre acompanho
    Beijão.

    ResponderExcluir
  8. me A P A I X O N E I blog... ele d+ vou estar sempre aq... pode ter certeza

    ResponderExcluir
  9. Eu adorei as dicas,,,ee vou flar para todo mundo desse site.
    Estão de parabéns!

    ResponderExcluir
  10. adorei o post!! Essa maquiagem é bem facil de fazer… beijoos!

    ResponderExcluir
  11. Adorei!!!! Valeu muito a dica, pois adoro me maquiar e seguindo os conselhos de um profissional, não corro o risco de errar. Kisses!!!

    ResponderExcluir
  12. fiquei na duvida pois minha peleé mista e nao encontro o pó que combine, mas valeu as dicas,estou tentando encontrar e ser natural na maquiagem é tudo de bom.

    ResponderExcluir
  13. Amei a dica, vou utilizá-la,valeu!

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito das dicas, pois adoro novidades e os assuntos que envolvem maquiagem, cabelos e moda. Sou fã dessas coisas, e adoro estar por dentro de tudo, principalmente, porque sou promotora de eventos de beleza e jornalista e também trabalho com publicidade. Adorei, adoro me maquiar. Beijos mil para todas do Trashy Fame.

    ResponderExcluir
  15. adorei a materia e a forma como foi explicada

    ResponderExcluir
  16. Adoro maquiagens, as discretas e práticas p/ o dia a dia e as mais ousadas p/ a noite… Amei as dicas!!! bjosss…

    ResponderExcluir
  17. MEI ESTAS DICAS A CADA DIA QUERO APRIMORAR MEUS CONHECIMENTOS SOBRE MAQUIAGEM

    ResponderExcluir
  18. Oiii, obrigada por seguir!
    Seguindo tambem flor!
    Bjoo

    ResponderExcluir
  19. Cys: manchas de nascença costumam ser meio amarronzadas. se a sua for mais escura que a sua pele, tente usar um corretivo roxo para neutraliza-la e se for preciso use uma base no tom da sua pele para uniformizar. se voce nao tiver em maos um corretivo roxo, tente usar um corretivo mais claro que a mancha até ela clarear para ficar no tom da pele. O contrario eh valido caso a mancha for mais clara. Beijos

    ResponderExcluir
  20. Jeh $$: Qualquer primer tem o objetivo de fazer a maquiagem durar mais do que o seu normal, sendo ele de pele ou olhos. o dos olhos ainda tem um diferencial que é potencializar a cor das sombras que as vezes sozinhas nao costumam ser muito pigmentadas.

    ResponderExcluir
  21. Karem@@@@@: qualquer base (liquidas, mousse, bastao, em pó...) podem ser aplicadas com pinceis, esponjas ou ate mesmo com a mao, vai depender da maneira com que voce mais se adapta. Verifique se o seu pincel de aplicar a base é de cerdas sinteticas, pois o de cerdas naturais absorve um pouco do produto e isso pode estar dificultando um pouco o seu trabalho. Pinceis muito bons (na minha opiniao) para se aplicar base, sao os chamados Duo Fiber, eles possuem duas camadas de cerdas e conferem uma aplicaçao mais leve do produto. Procure saber sobre ele pois pode ser um grande achado pra voce :)
    Corretivo em bastao costuma ter uma cobertura um pouco mais pesada sendo mais dificil espalhar. Tente passar uma camada mais fina do que de costume, poius assim ele irá espalhar melhor e se for necessario aplique varias camadas finas até alcançar o resultado desejado. se isso não adiantar, fique atenta, pois voce pode estar usando o tom errado.

    ResponderExcluir