Maquiagem: qual a vida útil dos produtos ?

segunda-feira, janeiro 09, 2012



Toda garota que gosta de maquiagem tem um item da nécessaire que é o preferido. Pode ser o lápis que foi apontado até virar um cotoquinho ou um batom especial que está tão no fim que nem é mais possível passá-lo nos lábios sem um pincel. Mas algumas vezes é preciso exercer o desapego e jogar fora os queridinhos antes que eles se tornem fontes de bactérias. Como fazer isso? Simples, basta darmos atenção à algumas dicas, confira:


Base: exceto pelas fórmulas em pó, as demais tem base de água, o que significa que são adoradas pelas bactérias. Uma embalagem fechada pode durar por anos, mas se já a usou alguma vez, sua validade é de, no máximo, 1 ano. Evite guardá-la em locais quentes, úmidos (como o banheiro), por serem locais de melhor proliferação de bactérias. Se sentir mudanças na cor ou cheiro, jogue fora para não ter irritações.

Sombra: Como nós temos tantas opções de cores e usamos tão pouco no dia-a-dia, as sombras acabam durando mais que o tempo determinado. Sim, elas têm um prazo de validade! Se você usa os dedos para aplicar a sombra, lave as mãos antes de começar. As sombras líquidas têm o prazo de validade mais curto porque elas são feitas a base de água e as bactérias amam. O ideal é substituir as sombras após três meses.

Corretivo: ele corrije manchas, não deve causá-las, o que pode surgir se você usar o cosmético muito velho. Os corretivos em pó ou bastão podem durar por até dois anos, enquanto os líquidos, apenas 12 meses.

Pó: com duração de até dois anos, alguns podem conter pequenas quantidades de extratos botânicos que são adorados pelas bactérias. Por isso, evite guardá-lo no banheiro ou em locais quentes e úmidos.


Batom e gloss: tem poucas chances de virar criadouro de bactérias, porque quase não contém água, mas como estão sempre em contato com os lábios, o químico especializado em cosméticos ouvido pela Allure sugeriu substitui-los anualmente. Se houver mudanças na textura ou no cheiro, descarte imediatamente.

Esmalte: não se contamina por bactérias, mas pode secar e engrossar por causa da exposição ao ar enquanto pinta as unhas e, se ficar muito tempo estocado, alguns pigmentos podem sedimentar, bastando sacudir bastante para retornar à cor original.

Pincéis: se lavar e guardar bem secos, podem durar por anos, mas se as cerdas começarem a se soltar, é hora de substitui-los. Após o uso, limpe-os com papel-toalha e lave-os com shampoo de cabelo a cada duas semanas. Guarde bem seco e com as cerdas voltadas para cima.


Estes são alguns dos produtos que devemos dar bastante atenção! Outro detalhe importante, maquiagem é coisa pessoal, a não ser que você tenha métodos próprios para usá-la em outra pessoa! Tome os cuidados corretos afinal , ninguém quer desfazer rápido de suas makes né?

Você também vai gostar

4 comentários

  1. Gostei das dicas,os meus pincéis eu sempre lavo eles com shampoo de bebe sempre que uso e deixo secar beeeeeeeem rs
    E uma coisa que não gosto também e ficar emprestando algumas maquiagens,tem pessoas que não tem cuidado e eu não empresto não viu? Pode achar ruim,eu não to nem " tchum" haha
    Parabéns pelo post ficou muito bom,beijos

    Go Belezando
    Concurso Cute Blog 2012

    ResponderExcluir
  2. @Ana Paula Fuentes: Pois é, mas tem muitas meninas que não tem consciencia destes detalhes que são tao importante ! Você está fazendo super certo, passa a dica para suas amigas rs

    ResponderExcluir
  3. Amei o post todos os dias eu visito aqui ! ah so uma coisa meninas eu acho que vocês deviam mudar a foto do perfil no ' Saiba Mais ' Obrigada .

    ResponderExcluir